terça-feira, 19 de julho de 2011

Saúde : um bem precioso.

A saúde é o bem mais precioso do Homem. Preservar a saúde tem sido uma preocupação de todos os povos: desde a medicina mágica praticada pelos antigos curandeiros até ao presente, os avanços no tratamento da doença e na promoção da saúde foram constantes e extraordinários.
Todos temos influência na saúde e no bem estar pessoal e colectivo, com os nossos comportamentos, os nossos hábitos e o modo como nos relacionamos com o ambiente e com os outros.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde é "um estado completo de bem-estar físico, psíquico e social de um individuo e não só a ausência de doença ".
Alguns especialistas consideram que o completo "bem-estar" é impossivel de atingir, mas é muito importante que se procure continuamente atingir esse objectivo.
Para assegurar o bem físico e psíquico das pessoas e para que estas possam manter um relacionamento equilibrado e harmonioso com o meio deverão ser cumpridos um conjunto de normas e atitudes.
A adopção desses procedimentos leva a comportamentos mais saudáveis, a ambientes de melhor qualidade e à diminuição de situações de risco.
Na realidade, a sociedade em que vivemos confronta-se com problemas gravíssimos que como "Tentáculos de um polvo" tentam sufocá-la.
O alcoolismo, o tabagismo, a dependência de outras drogas, as doenças de dificil controle (cancro, sida, tuberculose, hepatite, etc) e a  poluição, um mal social que nos toca a todos e para o qual todos contribuimos são "pesadelos" que afectam cada vez mais o Planeta e a Humanidade.

Está mais do que na hora, de cada um de nós ser responsável: o nosso   comportamento pode ajudar muito, tanto na prevenção como na resolução  destes problemas.


 "Sejamos pseudópodes activos da sociedade e acreditemos num futuro melhor"
Júlia Conde




Sem comentários:

Enviar um comentário